Comprar ou alugar um imóvel?

Escolher um lugar para chamar de seu sempre é uma decisão difícil. A dúvida que ronda todos é: comprar ou alugar?

Decidir entre comprar um imóvel ou apenas alugar gera aquela incerteza do que é melhor. Afinal, existem questões que vão muito além do dinheiro, como estilo de vida, metas, sonhos… Nunca é uma escolha simples.

Pensando nisso fizemos esse texto para ajudar você e já podemos adiantar: alugar ou comprar um imóvel tem mais a ver com o momento de vida de cada um do que com a fase pela qual o País passa.

 

Sobre comprar

Um dos motivos para comprar é que você se torna dono do imóvel e pode fazer o que desejar: reformar, pintar, furar, usar o que a sua criatividade e bolso permitirem.

Mas adquirir um imóvel é uma decisão que depende de diversas questões pessoais que precisam ser analisadas com atenção, como tamanho da família, perspectivas profissionais, localização e, claro, disponibilidade financeira, o que pode ou não envolver um financiamento. 

Com toda certeza a casa própria é uma das despesas mais elevadas que temos ao longo da vida e, com as facilidades dadas para financiamento, é possível diluir a compra do imóvel em até 30 anos caso não seja possível comprar à vista. Então, para quem não tem o dinheiro disponível no momento é preciso ponderar se uma dívida de tanto tempo é mesmo uma boa opção. 

Sob a ótica financeira, para quem deseja fazer a compra do imóvel à vista, uma conta simples a se fazer é calcular a taxa de retorno do imóvel: se o rendimento de uma aplicação for maior do que essa taxa, a compra não compensa. 

A taxa de retorno do imóvel é quanto o aluguel representa em relação ao valor total do imóvel, como se o aluguel fosse o rendimento mensal. O valor dos aluguéis geralmente gira em torno de 0,5% a 0,8% do valor total do imóvel.

Valor do aluguel / valor do imóvel x 100 = TAXA DE RETORNO

Quanto menores forem os juros, mais a balança pende para a compra do imóvel, já que os financiamentos ficam mais baratos. 

Outro ponto para pensar é que o preço dos imóveis caiu nos últimos anos no País. No caso das novas construções, a baixa foi de 20% entre janeiro de 2014 a julho de 2019.

 

Sobre alugar

É bom ressaltar logo de início que alugar um imóvel hoje não coloca em risco a compra de um imóvel futuramente. A opção de morar de aluguel é bem mais fácil de ser tomada. Além disso, o valor do aluguel sobe muito menos se comparado ao valor imobiliário. 

Grande parte da população acredita que alugar é perder dinheiro, pois é algo que se paga todo mês e não se tem retorno. Porém nem sempre isso é verdade, principalmente se não possui o valor para realizar a compra à vista. Dependendo dos juros, há momentos em que pode ser mais lucrativo ficar no aluguel, pegar o dinheiro da compra da casa própria e investir por um período. Após algum tempo o valor investido pode ser usado para comprar um imóvel à vista em uma melhor época ou ser usado para outras necessidades. 

Outro ponto a favor do aluguel é o custo de manutenção, que é bem reduzido se comparado ao imóvel próprio. Existem condomínios que fazem reformas periódicas, e o proprietário que arca com todo o custo. Com o passar do tempo esse valor é muito expressivo. 

 

Qual escolher? 

Sabemos que é difícil tomar essa decisão e só você sabe dizer qual é a melhor escolha para o momento atual da sua vida. Seja por estar saindo da casa dos pais, começando uma vida a dois, querendo espaço para aumentar a família, seja apenas renovar os ares, pense muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Para facilitar um pouco, pondere esses três passos: 

1 – Se a taxa de aluguel for maior ou igual ao rendimento mensal das aplicações, é melhor comprar o imóvel. Caso seja menor, o ideal é alugar e investir a diferença.

2 – Compare a taxa de aluguel com o rendimento mensal das principais opções de investimentos de renda fixa. 

3 – Faça a conta: valor do aluguel mensal dividido pelo valor do imóvel X 100.

Pense, compare e, claro, coloque na ponta do lápis o que compensa mais para o seu estilo de vida e o que quer para o seu futuro.

Comece a pesquisar seu imóvel agora, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *