Conheça as reclamações mais comuns em condomínios com animais.

Para a grande maioria, o pet não é apenas um animal e, sim, um integrante da família. Então é necessário se preocupar se o novo apartamento vai cumprir as necessidades de sua família e também do animalzinho de estimação.

Como manter o bom convívio com o seu animal em apartamento?

Você morava em uma casa com espaço de sobra para seu pet correr e brincar à vontade? Tudo isso muda quando você vai viver em um apartamento, independentemente do tamanho.

Os condomínios possuem regras que precisam ser seguidas. Então, é importante se atentar a todas elas.

Mas o que diz a lei sobre animais em condomínios?

Por lei, o condomínio não pode impedir que você tenha animais. Mas aqui podemos levantar um ponto importante que está relacionado às regras de boa vizinhança e convívio. Por exemplo: um animal que faz muito barulho durante o dia ou principalmente à noite está desrespeitando a lei do silêncio do próprio condomínio.

O que geralmente reclamam dos animais em apartamento?

A seguir, veja as reclamações mais comuns envolvendo animais.

  • Barulhos durante dia e a noite: para ter o direito de reclamar de barulho, não precisa passar das 22 horas. Então, se seu bichinho é barulhento, isso pode gerar reclamações. Em alguns casos, ele até fica quietinho na sua presença, mas na sua ausência “causa”. É importante tentar controlar esses barulhos.
  • Mau cheiro: alguns animais podem produzir odores fortes ou o próprio ambiente não está sendo higienizado da forma correta. Esse mau cheiro acaba invadindo corredores e apartamentos vizinhos. Por isso é primordial cuidar da higienização do apartamento e do animal de maneira correta.
  • Sujeira: é normal que em alguns condomínios as pessoas transitem com os animais no chão, e eles façam suas necessidades durante esse trajeto. É de responsabilidade do proprietário do animal limpar o local de imediato.
  • Transitar na área social: os condomínios podem criar regras de permanência ou trânsito de animais na área comum. Essas regras devem ser seguidas, desde que levem em conta a Constituição F

E como manter o bom convívio com animais em condomínio?

É essencial lembrar que ninguém é obrigado a gostar do seu pet. Então, o primeiro ponto é se atentar às regras gerais do condomínio em relação aos animais.

Outro detalhe importante é dar atenção às reclamações mais comuns citadas. Assim você já pode evitar problemas futuros com vizinhos.

Treinar o seu pet é algo que ajuda bastante nas questões comportamentais. Você pode orientá-lo sobre locais adequados para fazer suas necessidades e melhorar o seu convívio com pessoas fora do seu ciclo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *