Sacada, varanda ou terraço: você sabe a diferença?

Antes de comprar ou alugar sua nova moradia, entenda a função da sacada, da varanda e do terraço.

Publicado no fim do mês de julho, estudo feito pela consultoria EY-Parthenon – que entrevistou pouco mais de 1.000 brasileiros entre 18 e mais de 65 anos, em fevereiro deste ano – mostra que as mudanças de vida impostas pelo isolamento social podem se tornar permanentes. Por mais que a vacinação traga segurança, trabalhar de casa, estudar a distância e fazer compras de produtos e serviços pela internet serão alguns hábitos que dificilmente deixarão de ser adotados.
E, por conta desse novo modo de vida, muita gente tem curtido ainda mais seu apartamento ou casa. Algumas decidiram mudar de bairro e até mesmo de cidade com o objetivo de morar de forma mais aconchegante e confortável.
Um dos desejos de consumo é ter um espaço para descansar, pendurar uma rede, cultivar uma horta, fazer um churrasco em família… Assim, anúncios de imóveis que oferecem a comodidade de uma sacada, varanda ou terraço chamam muita atenção. E engana-se quem pensa que são sinônimos!

O que é a sacada?

Uma estrutura que não toca o chão: ela “salta” para fora da edificação, apoiada em colunas ou suportes, sendo construída a partir do 1º andar de casas ou apartamentos. Geralmente é ligada a portas ou janelas de acesso de áreas sociais ou íntimas, como os quartos.

De diversos tamanhos – as menores são conhecidas como balcão –, a sacada tem origem na era da arquitetura medieval e renascentista, e ficava suspensa em suportes de pedra ou madeira. Foi no século 19 que o concreto e o ferro fundido passaram a ser usados.

Dependendo do tamanho da sacada, as pessoas penduram redes, colocam cadeiras confortáveis, cultivam plantas e temperos.

O que é a varanda?

Varanda

Mais ampla que a sacada, a varanda atua como a extensão do apartamento ou da casa. Não fica “suspensa” para fora e partilha a mesma cobertura do resto da construção, sendo normalmente coberta e aberta.

Por oferecer mais espaço, a varanda – geralmente próxima da sala de estar e jantar – se tornou o espaço preferido para receber amigos e familiares. Algumas até ganham um “sobrenome” – gourmet – e está equipada com churrasqueira, forno de pizza, cooktop, mesa, cadeiras, pufes.

O que é terraço?

Terraço - Gourmet

Imagem: carolpontes.com.br

Ambiente descoberto que fica na parte de cima de sobrados e coberturas. Pode ser decorado com jardins, ter uma piscina e churrasqueira, se transformando no espaço preferido para descansar, relaxar e curtir ao lado de familiares, amigos e vizinhos.

Agora, na hora de você procurar o seu novo apartamento ou casa para comprar ou alugar, já sabe como aproveitar bem cada um desses espaços. E conte com a Lupa nessa busca!

Alguns artigos que podem ajudar você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *