Saiba quais os cuidados na hora de devolver o imóvel alugado.

A saída de um imóvel pode ser bastante conturbada. Seguem algumas dicas para que esse processo seja tranquilo!

Evite dor de cabeça ao devolver as chaves.

Alugar um imóvel demanda muita atenção. Existem direitos dos dois lados do contrato que podem gerar diversas dúvidas do que deve ou não fazer ao deixar um imóvel.  

Antes, porém, vale ressaltar alguns pontos sobre a desocupação: 

  • o proprietário tem direito de pedir o imóvel a qualquer momento: é preciso apenas informar ao inquilino, oficialmente, por meio de um documento;
  • caso o inquilino não saia do imóvel quando solicitado, o proprietário poderá entrar com um pedido judicial (ação de despejo): a desocupação do imóvel será decidida por um juiz;
  • o inquilino pode sair do imóvel antes do término do contrato, desde que pague a multa prevista no contrato, salvo exceções. 

Confira agora os cuidados ao sair do imóvel.

Avise com antecedência. 

É recomendada a permanência no imóvel durante todo o período estipulado pelo contrato, evitando-se multas contratuais ou perda do depósito devido à rescisão antecipada. Caso não exista a intenção de ficar muito tempo, avise o locador. Você também deverá comunicá-lo com antecedência de pelo menos 30 dias se deseja desocupar o imóvel ou não quer renovar o contrato de locação. Isso porque, se você tem como garantia o depósito, a possibilidade de usar esse valor como mensalidade ao invés de pedir seu depósito ao final do contrato.

Tenha a vistoria em mãos. 

Antes de um imóvel ser alugado, é feita uma vistoria para garantir as condições de uso antes de você alugar. Utilize esse laudo ou documento que comprove como o imóvel foi entregue para fazer os devidos reparos e servir de guia para deixar o imóvel como estava antes.

Realize os reparos necessários. 

É muito importante que o imóvel esteja no mesmo estado que você alugou: isso evitará dores de cabeça. Com base na vistoria de entrega do imóvel, faça os reparos necessários antes de entregar o imóvel: 

  • pinte as paredes com as cores que estavam; 
  • remova pregos e parafusos e tampe furos;
  • faça a limpeza de todos os cômodos.

Não deixe dívidas. 

Pague todos os aluguéis e outros gastos advindos do imóvel antes de entregar as chaves, evitando possíveis cobranças devido à má conservação ou entrega do imóvel de forma indevida. Isso possibilita boas referências para alugar outro imóvel ou adquirir financiamento da casa própria. Confira os possíveis débitos: 

  • condomínio; 
  • IPTU;
  • Sabesp; 
  • Enel / Eletropaulo;
  • entre outros que estão relacionados diretamente ao imóvel e contrato.

Entenda: a cobrança do aluguel só vai terminar quando você devolver a chave com as contas devidamente quitadas ou efetuar um acordo com o proprietário.

Não deixe coisas para trás. 

É muito comum que, ao mudar de imóvel, deixemos algo que já não queremos mais. Tal atitude pode resultar em multas e cobranças que podem ser evitadas. Então recolha tudo: móveis, roupas etc.

Nossa dica final é: não entregue as chaves do imóvel para o vizinho ou o amigo: algo pode não sair como planejado. Entregue-as apenas para o proprietário ou a imobiliária.

Está pensando em comprar agora? Leia na integra comprar ou alugar um imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *