Veja como utilizar o seu FGTS na compra do imóvel.

O seu FGTS pode ser usado em algumas etapas na compra do seu imóvel. Aqui vamos abordar o processo para quem está pensando em comprar um imóvel, mas você pode utilizá-lo também na construção.

Para você utilizar o seu FGTS, é necessário ter saldo disponível para dar entrada no seu imóvel, quitá-lo ou amortizar o financiamento.

1.Consulte o seu saldo do FGTS

Veja o seu saldo disponível do FGTS para saber o valor real que pode ser utilizado na quitação, na entrada ou até mesmo na amortização do seu financiamento.

Para consultar, acesse esse link da caixa: Início (caixa.gov.br)

2.Documentação necessária

Separe toda a documentação para dar entrada no FGTS e entregue-a na sua Agência Caixa. Você pode também solicitar orientação para seu corretor ou imobiliária nesse processo de entrega e separação da documentação.
Alguns documentos necessários:

  • documento oficial de identificação;
  • extrato de conta vinculada ao FGTS;
  • carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;
  • se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato;
  • declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros.

Para ver a lista completa, acesse o site da caixa: https://www.caixa.gov.br/Downloads/habitacao-documentos-gerais/Documentacao_FGTS.pdf

3.Avaliação da documentação

A Caixa vai avaliar a sua documentação e, estando tudo certo, ela libera o seu saldo do Fundo de Garantia.

Antes de solicitar a liberação do seu FGTS, temos algumas matérias que podem auxiliar você nesse processo de decisão de compra.

Para ajudar na pesquisa do seu imóvel, acesse www.grupolupa.com.br. Lá tem uma variedade de móveis na Zona Norte com ótima localização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *