Veja o passo a passo para financiar seu imóvel.

Você sabe como funciona o processo para financiar um imóvel?

O processo não é tão complicado: vamos mostrar para você como funciona.

Para muitas famílias comprar um imóvel é um sonho. Este pode ter sido adiado por conta das incertezas ocasionadas pelo Covid-19. Mas, ao contrário do que muitos pensam, 2020 mostrou-se o melhor ano para apostar num financiamento de imóvel.

Com a baixa histórica da Taxa Selic, referência para operações de crédito, chegando a 2%, ficou muito mais viável buscar um financiamento.

E mais! Alguns bancos anunciaram reduções em outras linhas de crédito, como cheque especial, cartão de crédito e crédito pessoal.

Por isso, diversos especialistas no mercado recomendam a compra de um imóvel neste momento e que não se espere muito, porque a taxa pode voltar a subir.

Para quem já possui um financiamento em aberto, existe a possibilidade de transferi-lo. No entanto, de modo geral, é preciso ter pago uma quantidade mínima de parcelas para estar apto à transferência.

Como funciona o financiamento

É importante ter em mente que todo financiamento precisa do pagamento de uma entrada, e esse valor influencia o tempo e a taxa de juros. O indicado é possuir de 15% a 20% do valor do imóvel em espécie, mas alguns bancos podem pedir até 30%.

Esse tipo de crédito geralmente não permite o financiamento total, com exceção do Minha Casa Minha Vida. Por esse motivo o valor da entrada é tão importante.

Essa modalidade é realizada pelos bancos: eles pagam ao vendedor do imóvel o valor e, a partir disso, o comprador possui a dívida – que pode chegar a 35 anos – com o banco.

O que diferencia o financiamento de um banco para o outro são as condições de pagamento, como a duração dos contratos, as condições de pagamento e quanto do valor pode ser financiado.

Principais tipos de financiamento

  • Financiamento pelo FGTS
  • Financiamento pelo SBPE
  • Construtoras
  • Bancos
  • Consórcio

Documentos necessários

Eles podem variar de acordo com o banco ou tipo de financiamento que você escolher. Por isso vamos listar a documentação padrão, mas é importante verificar com a instituição financeira que irá fazer o seu financiamento.

  • RG e CPF (cópia e original)
  • Comprovante de renda: conta de água, luz ou telefone (cópia e original)
  • Comprovante de estado civil: certidão de nascimento ou certidão de casamento (cópia e original)
  • Declaração de imposto de renda: o mais recente. Se a pessoa é isenta, não é necessário.
  • Carteira de trabalho

Caso o comprador seja um casal, é necessária a mesma documentação de ambas as partes.

Avaliação do imóvel

O banco realiza uma avaliação do imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor. Na sequência, elabora o contrato e realiza a oficialização da venda.

Depois desse procedimento o contrato precisa ser registrado em cartório e levado à agência bancária. O crédito é liberado e o vendedor recebe o valor autorizado. Suas parcelas começarão a ser cobradas de acordo com o seu contrato de financiamento.

Ao iniciar o financiamento, lembre-se: a entrada e as parcelas são apenas alguns dos custos envolvidos, é preciso considerar outros gastos, como:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • gastos com cartório;
  • gastos com a mudança.

Agora que você já sabe como funciona o processo de financiamento, está na hora de achar o imóvel certo para você e sua família. Acesse www.grupolupa.com.br e escolha o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *