4 etapas para financiar um imóvel usado

O processo para financiar um imóvel usado é praticamente o mesmo de um novo. Vamos, então, abordar os pontos principais do financiamento e os cuidados adicionais necessários no imóvel usado.

1 – Como funciona o financiamento

Na maioria dos bancos, você não vai conseguir financiar 100% do imóvel. Assim é necessário ter um valor de entrada mínimo que pode variar entre 10% até 20% do valor total em média. Esse número pode variar de acordo com o banco e tipo de financiamento.

Os prazos de financiamento são variados, pois vão depender muito da sua situação financeira e da escolha do financiamento. Existem financiamentos que podem chegar até 35 anos direto com o banco.

Uma dica é não fechar o primeiro financiamento oferecido, porque pode existir uma variação bem grande entre taxa, juros, prazos, condições de pagamento e valor financiado. Por isso, é essencial pesquisar em pelo menos 3 instituições financeiras diferentes.

2 – Principais tipos de financiamento

  • Financiamento pelo FGTS
  • Financiamento pelo SBPE
  • Bancos
  • Consórcio

3 – Documentos necessários pessoais

As instituições têm procedimentos parecidos na hora de solicitar documentos pessoais. Abaixo uma lista comum que pode variar de acordo com cada instituição financeira.

  • RG e CPF (cópia e original)
  • Comprovante de residência: conta de água, luz ou telefone (cópia e original)
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de estado civil: certidão de nascimento ou certidão de casamento (cópia e original)
  • Declaração de imposto de renda: o mais recente (se a pessoa é isenta, não é necessário)
  • Carteira de trabalho

Caso a compra seja em casal, é necessária a mesma documentação na maioria das vezes.

4 – Avaliação do imóvel (importante)

Na compra de um imóvel novo, esse procedimento é mais simples, porque as construtoras deixam toda a documentação pronta para o novo proprietário. Por ser novo, a possibilidade de ter algum débito ou problema judicial é mais difícil.

Nos imóveis usados, o cuidado precisa ser redobrado na avaliação da documentação e análise jurídica. O banco vai solicitar documentos do proprietário, comprador e do imóvel para avaliar se:

  • o imóvel não possui débitos ativos;
  • o proprietário não possui problema financeiro ou judicial que possa acarretar na penhora do imóvel ou até mesmo na venda de um imóvel que não é dele legalmente;
  • se o comprador tem condições de arcar com o pagamento do financiamento e não possui problemas legais que possam prejudicar o processo de compra;

Nossa orientação é sempre ter uma assessoria jurídica nesse processo que aparentemente parece ser algo complexo, mas não é. A Lupa auxilia todos os clientes nesse processo de compra, venda e locação.

Artigos que podem ajudar no processo de escolha e avaliação do imóvel:

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