Como escolher a melhor localização do imóvel?

Como escolher a melhor localização do imóvel?

Como escolher a melhor localização do imóvel?

Escolher um lugar para morar é uma decisão que depende de inúmeros fatores e, muitas vezes, exige bastante pesquisa. Afinal, é nesse local que você e a sua família vão viver! Por isso, é importante que ele proporcione segurança, conforto e qualidade de vida. Porém, o que deve ser levado em consideração na hora de decidir a localização do imóvel?

Primeiro, avalie as necessidades de todos os integrantes da família, como estar perto do trabalho, da escola, de parques, de clubes e outros pontos estratégicos. Depois, é preciso analisar as condições oferecidas pela região escolhida, verificando se o local é seguro, como é o trânsito e transporte público, quais os serviços próximos e as opções de lazer.

Para evitar que você tenha dor de cabeça e aborrecimentos futuros, separamos os itens mais importantes que devem ser levados em consideração ao escolher o melhor local para o seu lar. Continue com a leitura e confira as dicas!

Faça pesquisas sobre o bairro

Fazer pesquisas sobre a região é fundamental para escolher a melhor localização para seu imóvel. Faça buscas na internet sobre quais são os melhores bairros para morar. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, a zona oeste de São Paulo foi a mais bem avaliada para viver — eis uma boa dica! Além disso, o local é valorizado no mercado imobiliário.

Mesmo que a região escolhida seja bem avaliada, vale a pena visitar o local mais de vezes, pela manhã e durante à noite. Se possível, vá até lá em diferentes dias, incluindo finais de semana e os feriados.

O processo pode ser um pouco desgastante, mas vai proporcionar uma boa percepção sobre a rotina do bairro e evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Descubra se é um local seguro

A segurança também deve influenciar muito na decisão do local onde morar. Assim, verifique se há policiamento na região — com rondas diárias ou por meio de unidades base. Além disso, muitos locais possuem um sistema de vigilância privada, garantindo ainda mais segurança.

Outra maneira de acompanhar essa questão é acompanhando os noticiários. Por isso, mantenha-se atualizado e se informe sobre os dados de violência da região. Uma boa dica é consultar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que traz um panorama da situação e mostra como é a vida nos municípios brasileiros.

Considere a proximidade do trabalho

Antes de decidir sobre o melhor lugar para morar, avalie a sua rotina e da família com relação aos trajetos diários. É importante que o local seja perto ou que o percurso entre casa e trabalho seja o mais curto e eficaz possível.

Nesse ponto, tenha em mente também a trajetória entre o imóvel, o trabalho e a escola dos filhos. Inclua ainda distâncias percorridas até a academia, clube ou lugares que mais frequenta. Isso facilita a locomoção, evitando transtornos e o estresse do trânsito.

Avalie os serviços disponíveis na região

Como-escolher-a-melhor-localização-do-imóvel-grupolupa

Na hora de comprar um imóvel e escolher o lugar para morar, avalie os serviços que a região disponibiliza. Alguns exemplos são:

  • padarias;
  • supermercados;
  • shopping center;
  • feiras;
  • academias;
  • escolas;
  • farmácias;
  • hospitais;
  • clínicas etc.

Ter uma casa ou apartamento perto desses locais traz uma série de facilidades, já que elimina a necessidade de percorrer grandes distâncias para comprar comida e remédios ou fazer ginástica.

Outra vantagem de morar em uma região de fácil acesso aos serviços essenciais é que vai valorizar a propriedade.

Verifique as opções de lazer

As opções de lazer são outro aspecto a ser analisado sobre a localização do imóvel. Estar próximo de praças, parques, restaurantes, cinemas e teatros facilita o acesso aos momentos de descanso e lazer. O ideal é que esses lugares não estejam tão afastados da sua residência, para favorecer programas culturais ocasionais em família.

Observe se a região possui áreas verdes, como bosques, praças ou parques. São regiões que podem tornar o ambiente mais bonito, harmonioso e saudável. Essa é outra característica que vai fazer o imóvel ser valorizado no mercado, seja ele novo ou usado.

Conheça as condições de transporte e trânsito

Quem vai se mudar precisa ficar atento quanto ao trânsito e ao acesso às principais vias do bairro. Passar horas em congestionamentos e correr risco em ruas pouco seguras são problemas que não apenas consomem seu tempo como também trazem riscos desnecessários.

Por isso, visite a região de carro e observe:

  • o fluxo dos veículos;
  • as zonas com pouco movimento;
  • os pontos de maior engarrafamento.

Se possível, faça percursos utilizando transporte público, como ônibus e metrô. Mesmo que use apenas o carro, teste outras opções de locomoção. Essa é uma outra estratégia para analisar se a região é ou não acessível. A atenção a esse tópico pode evitar muito desgaste e estresse.

Observe o nível de tranquilidade do ambiente

Já se perguntou se a região em que pretende morar é barulhenta? Bares e casas noturnas próximas ao imóvel podem causar dor de cabeça em quem procura um lugar mais tranquilo. Antes de tomar uma decisão, verifique como é a vida noturna.

Fique atento à iluminação e ventilação

Além do silêncio, observe a iluminação e a ventilação do local. Entre no imóvel em diferentes horários do dia para descobrir se é arejado e em quais pontos bate sol. Essas duas características garantem um ambiente saudável e podem proporcionar uma vida melhor para você e sua família.

Avaliar o local do imóvel é uma tarefa que demanda bastante pesquisa, tempo e dedicação.

No entanto, prestar atenção a essas questões e não ter pressa na hora da escolha, essas são atitudes que vão ajudar a você a morar no lugar em que sempre sonhou e com mais qualidade de vida e segurança.

Sem contar no fato de que sua família terá uma assistência maior, acesso facilitado aos locais que frequenta e, consequentemente, viverá com menos estresse e mais felicidade.

Viu só quantas vantagens é possível obter escolhendo bem a localização do imóvel antes de comprar? Se você quer ficar por dentro dessas e mais dicas sobre o assunto, assine agora a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *