Dicas para decoração da mesa de Natal

A data mais especial do ano vem chegando.

 Ela é um momento importante para reunião de toda a família. Um momento de celebração em clima de paz, harmonia e abundância.

Nessas horas, uma mesa de Natal inesquecível faz toda a diferença e permite que as pessoas se sintam ainda mais bem recebidas em sua casa nessa hora tão única.

Muita gente não sabe, mas existem muitas formas de enfeitar a mesa de Natal de forma a deixá-la melhor ambientada para essa festividade e causar uma ótima impressão na hora da ceia.

Neste post, você descobrirá como fazer isso e criar um clima alegre e sofisticado para as suas festas de fim de ano por meio dessas dicas para uma mesa inesquecível.

Confira!

Aposte nas flores 

Pense nas principais cores do natal como o verde dos pinhais e o vermelho do amor e da vestimenta do bom velhinho.

Apostando em flores como a bico-de-papagaio, que, podadas no tamanho certo, cabem perfeitamente em pequenos jarros brancos ou até em xícaras que podem ser usadas para essa finalidade, você dá um tom mais que especial à mesa.

No centro do móvel, um arranjo mais elaborado de flores com orquídeas, ciprestes, ameixas e romãs em um suporte rústico como um pequeno tronco podem ser mais que agradáveis para a ambientação desse móvel na temática natalina.  

Use estrelas 

Você pode aproximar a árvore de Natal com a mesa de jantar de forma a compor uma estação decorativa, desde que não atrapalhe a passagem dos convidados pelo cômodo.

Adorne o ambiente com estrelas e tenha na sua festa um ambiente digno de fazer vários posts nas mídias sociais!

Esse aspecto rústico traz autenticidade à decoração e um grande diferencial à ambientação da mesa de Natal já que foge totalmente do lugar-comum e clichês que costumam predominar em muitas casas nessa época do ano.

Invista em castiçais 

Os castiçais não precisam ser usados apenas para dar suporte às velas.

Na verdade, você deve fugir de velas mais comuns e investir nas mais robustas e vistosas que dão um tom de sofisticação à mesa de Natal.

Junto a elas, você pode fazer um arranjo de flores, dando preferências às cores verde e vermelha, a fim de manter a identidade natalina nesse móvel. Além do mais, o uso de velas traz um clima intimista e aconchegante a todos que estão à mesa, aproximando ainda mais a família para celebrar esse momento com prazer e harmonia.

Utilize elementos temáticos 

Em vez de utilizar copos de vidro comuns e que em nada remetem ao clima natalino, porque não apostar em taças vermelhas com a base branca ou transparente fazendo menção direta às cores do Natal?

Sobre os pratos, enquanto não são servidos, deixe pequenas caixinhas de presente como enfeite.

Tal arranjo vai deixar claro a todos os presentes o quão especial será a ceia e o seu cuidado em acolher as pessoas de uma forma tão carinhosa.

Capriche no forro de mesa

O forro de mesa é outro ponto que pode trabalhar a favor da inovação quando o assunto é dar um tom especial à refeição natalina.

Para não ficar preso ao vermelho e verde além de temas que remetem explicitamente a essa época do ano você pode investir em uma toalha de mesa mais sofisticada em tons de branco, dourado e prateado.

Afinal, os outros elementos já comporão bem e mandarão o recado sobre o Natal. Nesse sentido, evite exageros a fim de não deixar a ambientação óbvia demais.

Decore as cadeiras

As cadeiras devem ser aconchegantes. Por isso, qualquer decoração sobre elas não pode ser um incômodo para quem vai se sentar à mesa.

A parte de trás é um bom ponto para investir em arranjos de flores em tons amadeirados e que combinam bem com o assento.

Outra forma de diferenciar nas cadeiras é apostando no tom de azul que ambienta bem com as cores do Natal e foge de soluções mais comuns.

Se feito com bom gosto, você consegue diferenciar a sua decoração sem destoar da temática natalina.

Use talheres ambientados com a mesa de Natal

Os talheres devem ser ambientados com a mesa.

Coloque-os sobre panos vermelhos e combine com os que estarão sob os pratos. Isso cria um efeito incrível à mesa de Natal.

Se você organizá-la da maneira correta, compondo uma geometria perfeita com os demais elementos de decoração, conseguirá chegar a um efeito final diferenciado.

Escolha pratos temáticos

Você não precisa se limitar aos pratos brancos, ainda que dependendo do restante da mesa, eles sejam a alternativa mais apropriada.

Se sentir que há espaço para inovar, invista naqueles que são temáticos, de preferência com desenhos da natureza e que podem até mesmo estar sobre um ramo em vez de um pano de prato.

Enfeite a mesa com vasos de vidro

Mais do que simplesmente colocar flores, você pode embelezar os vasos de vidros com pinhas e bolas de árvore de Natal.

Se a ideia é sair do mais previsível e trazer exuberância à sua mesa natalina, não se deve ter medo de diferenciar para que seja, de fato, inesquecível.

Os vasos de vidro podem ser colocados em fileira formando uma linha reta que vai de uma ponta à outra, terminando no centro da mesa onde poderá estar o arranjo de flores com orquídeas e outras flores sob uma base rústica de que falamos agora há pouco neste post.

Como você pode ver, são muitas as maneiras de trazer inovação, sofisticação e elegância ao momento da ceia por meio das dicas que abordamos aqui. Decorar a mesa de natal em casa vai muito além de apenas montar presépios e árvores temáticas.

A hora na qual toda a família estará reunida é mais que essencial e, por isso, você não deve pensar duas vezes antes de oferecer o melhor a todos se valendo das informações que apresentamos aqui.

Gostou das nossas dicas para uma mesa de Natal? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *