Fiador e caução, por que são necessários?

Alugar um imóvel é mais do que escolher um lugar para morar. Existem outros detalhes importantes para pensar antes de dar esse passo.

O primeiro deles é a questão de segurança para você, que está disposto a alugar, e para o seu futuro locador.

E isso é proporcionado aos dois por meio do fiador e do caução.

Fiador

O modo mais comum de garantir o pagamento do aluguel e a conservação do imóvel. Em contrato, seu fiador é o responsável caso exista inadimplência ou a necessidade de algum reparo. Nesse caso é necessário entregar uma série de documentos que comprova que o fiador pode assumir o risco.

A principal exigência, além da comprovação de renda, é de que o fiador deva possuir um imóvel em seu nome na mesma cidade onde o inquilino pretende alugar.

Caução

É um dos modos mais rápidos para a aprovação da proposta de aluguel. O inquilino precisa fazer um pagamento adiantado ao dono do imóvel – o valor de modo geral é de 3 vezes o valor do aluguel.

A quantia é utilizada como garantia caso exista inadimplência ou a necessidade de reparos na residência. Essa possibilidade pode garantir, ao término do contrato, a devolução do dinheiro.

Ambas as possibilidades garantem às partes segurança em diversos momentos do contrato, iguais ao que estamos vivendo atualmente, por exemplo.

É de extrema importância conversar com o locador para, juntos, chegarem a melhor opção para ambos.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui que vamos tentar ajudar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *