Devo investir em imóvel em 2021?

Com a Covid-19 muitos adiaram o sonho da casa própria ou a vontade de investir em imóvel. Para 2021 esse pensamento deve se manter?

O ano de 2020 era uma promessa para o mercado imobiliário. As taxas foram as mais baixas da história, mas devido à Covid-19, que ocasionou uma crise mundial, muitos se sentiram inseguros e deixaram de lado a ideia de comprar um imóvel. Porém as expectativas continuam para o ano de 2021.

Casas e apartamentos muitas vezes são patrimônios e o mercado apresenta segurança e diversidade em alternativas rentáveis para qualquer investidor, como na construção, venda, aluguel e negociação de terrenos.

Taxa Selic baixa é sinônimo de vendas

A Taxa Selic atingiu o menor valor da história em 2020. Esse índice mantido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central – marcava 6,5% em agosto de 2019. No fim de 2020, chegou a 2%.

Economistas estipulam que a Taxa Selic em 2021 não irá passar de 2,75%. Por isso o cenário é positivo para o mercado imobiliário, já que a taxa de juros para os financiamentos continuará baixa. A Selic baixa torna os juros cobrados em financiamentos menores, estimulando o número de compras.

Quem já investe em setores com renda variável, por exemplo, tende a migrar para o setor da construção civil, pois os fundos mais tradicionais já não estão mais rendendo lucros como antes, e as áreas do setor imobiliário são uma grande promessa. 

Investir ou não?

Se você deseja comprar um imóvel, para moradia ou investimento, esse é o momento certo por causa da queda da Selic.

Para quem possui investimentos em fundos de renda variável provavelmente comprará imóveis neste ano, tanto na planta quanto prontos para morar, para depois alugar ou vender por um valor maior.

Pessoas que buscam investir em imóveis à vista podem não encontrar tantas vantagens. Mas, aquelas que planejam fazer uma compra parcelada, podem sentir as vantagens na queda da Selic.

Para quem já possui um financiamento imobiliário é possível procurar a sua instituição financeira e renegociar os pagamentos, ou trocar de banco.

Confira alguns dos principais benefícios de investir em um imóvel:

Segurança

Ter dinheiro aplicado em um empreendimento pode deixar você imune aos riscos relacionados à falência de instituições financeiras ou aos perigos de ativos financeiros.

Quem possui investimentos em imóveis não sofreu grandes prejuízos durante a pandemia de 2020. Além disso, as pessoas precisam e sempre precisarão! – de imóveis para moradia ou comércio.

Rendimentos contínuos

A demanda por aluguel costuma ser constante. Por isso é sempre possível encontrar interessados em alugar um imóvel, resultando em ganhos mensais, inclusive durante as crises, como a vivida recentemente.

Possibilidade de valorização

Quando existem melhorias nos imóveis, ou nos bairros, existem grandes chances de ele se valorizar. Assim, é possível aumentar o valor do aluguel ou revendê-lo por um preço mais alto, garantindo bons lucros.

O setor está sempre em evolução

O mercado imobiliário encontra-se em constante desenvolvimento, trazendo novidades com frequência, beneficiando quem deseja adquirir seu imóvel ou alugar.

Mudanças na procura de imóveis

Durante a quarentena muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em suas casas e perceberam como é importante ter conforto e ambientes para suprir suas necessidades de verdade.

Hoje existe uma busca por casas mais espaçosas e “funcionais”, pois agora a moradia é lugar de praticar exercícios, estudar, trabalhar e cozinhar. Tem de ter ambientes confortáveis para os pets e para os filhos e até mesmo espaço para as reuniões familiares. Por isso, a necessidade de aquisição de imóveis diferentes ganhou força. Grande parte da população brasileira possui o desejo de possuir a casa própria. Pensando nisso, entende-se que aqueles que já contavam com o dinheiro para uma compra não desistiram por causa do cenário pandêmico vivido no ano anterior.

Para os próximos anos

Especialistas apontam que a recuperação do mercado imobiliário pode acontecer de maneira mais inusitada, sendo um movimento em V. Isso quer dizer que a economia teve uma queda repentina, mas seu retorno também acontece rapidamente.

Segundo informações da Agência Brasil, o mercado financeiro aponta que o PIB teve um encolhimento de 5,52% em 2020. Mas, para este ano, a previsão estima o aumento de 3,50%. Para 2022 e 2023 a expectativa também é de alta. Isso tudo, com a Selic em baixa, torna o cenário perfeito para investir nesse ramo.

Se está pensando em investir, aproveite para pesquisar imóveis no Grupo Lupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *